definição

poesia é a especiaria que ativa as pupilas gustativas da língua

segunda-feira, julho 12, 2010

as três mal-amadas

"joão amava tereza que amava raimundo que amava maria que amava joaquim que amava lili que não amava ninguém" (drummond/quadrilha)

tereza

tudo que sinto por ele só um outro pudera me dar
melhor já que ele não sente
ser a corda por onde se sobe para uma possível liberdade
aprender com outra tereza
o êxtase além
desencarnar esta emoção do objeto
ficar com a coisa
meu corpo ardendo e o desejo saciado amando apenas
o amor

essa outra vida é justa

das tripas coração
se você me amasse raimundo
seria a rima-solução
que mudava meu mundo
.............

maria

esse corpo aqui onde sempre quis ao meu lado
está oco
ele funciona me olha e toca nos lugares precisos
me dá do que quero apenas o prazer
um corpo morto de onde brota a vida que me engravida-
ria
o corpo do homem amado que não a mim ama
e vira para o outro lado
o lado escuro da lua brilha pela fresta da janela
(talvez tê-lo assim através
do fio de um filho bastasse)

a vida é tristebela

minha ração de presença e pênis
quase toda semana
para garantir que eu não morra inane
pavloviana assumida
dava algo que ele queria e ele sempre vinha
menos do que gostaria
não dá para exigir mais
tipo flor ou aquela palavra que rima com ela
não não dor
...........

lili

um medo melhor que o da morte o medo abismo-amigo
um medo menos humilhante do que aquela entrega
o medo protetor
nada mais poderia

aprendi a ser calculista com a vida de que gostarei
o futuro eu construo simples e claro
vivo melhor sem as incertezas que aquilo traria
vivo melhor sem ciúme ansiedade ou sensação iminente de
abandono
o sol de outono do medo é frio queima lentamente como tédio ou tristeza
assim a vida é menos boa menos ruim
menos tensa menos intensa

vejo o que aquilo fez com joaquim
nunca queria aquilo
apenas (sed)
uso
e descarto
são recicláveis
(tão feminino, feminista e ecológico o que faço)
e no demais a culpa me desculpa

isso se caso
não vem ao caso
troco essa coisa enorme
aquilo de que me afasto
que meu medo não diz o nome
por outro nome
e um pinto.

1 comentário:

  1. Olá Gerson! estive na sua palestra do dia 27/07 na 2° batista e gostei muito da sua retórica e empatia com o público. Me formei em jornalismo na Salesiana e infelizmente não tive aula com você. Meu nome é Cesar Garcia e meu e-mail é cesarealbuquerque@gmail.com, gostaria de bater um papo pessoalmente com você. abraços

    ResponderEliminar